APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO
RELATO DE UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM COM RECURSO AO GRAFFITI COOPERATIVO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5847Palavras-chave:
aprendizagem cooperativa, método graffiti cooperativo, pensamento crítico e criativoResumo
Esta comunicação insere-se no âmbito de um projeto de doutoramento que tem como principal objetivo compreender os efeitos da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo em alunos das áreas das STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), com o intuito de fornecer evidências que apoiem abordagens pedagógicas alinhadas com o Perfil de Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Propõe-se relatar uma das atividades cooperativas implementadas no âmbito deste projeto.
A atividade envolveu 70 alunos de três turmas de uma escola secundária do norte de Portugal e foi implementada com recurso ao método Graffiti Cooperativo.
Os alunos trabalharam na sala de aula em pequenos grupos cooperativos para elaborar e explorar uma questão-problema, dentro do currículo das disciplinas STEAM. Realizaram pesquisas detalhadas, organizaram as suas ideias através de mapas mentais e apresentaram os seus trabalhos de forma inovadora, utilizando diferentes ferramentas digitais e de IA.
Os resultados obtidos, ainda que provisórios, parecem indicar que a metodologia utilizada não só estimulou o envolvimento e a cooperação, mas também desenvolveu capacidades e disposições dos alunos pensarem de forma crítica e criativa sobre problemas da vida real.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.