PARTICIPAÇÃO ATIVA E ENTUSIÁSTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS VOZES DOS ALUNOS SOBRE O IMPACTO DAS ABORDAGENS DE ENSINO CENTRADAS NO ALUNO

Autores

  • Mariana Vieira CIFI2D, Centre of Research, Education, Innovation and Intervention in Sport, Faculty of Sport, University of Porto
  • Isabel Mesquita CIFI2D, Centre of Research, Education, Innovation and Intervention in Sport, Faculty of Sport, University of Porto
  • Patrícia Coutinho CIFI2D, Centre of Research, Education, Innovation and Intervention in Sport, Faculty of Sport, University of Porto https://orcid.org/0000-0002-9182-4448

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6359

Palavras-chave:

abordagens centradas no aluno, teaching experiment, aprendizagem ativa, entusiasmo, participação ativa

Resumo

O presente estudo teve como objetivo dar voz a alunos do ensino secundário relativamente ao impacto das abordagens de ensino centradas no aluno no tipo de participação e no nível de entusiasmo nas aulas de Educação Física. Aplicou-se um teaching experiment desenvolvido por uma professora estagiária nas unidades didáticas de Ginástica de Solo e Andebol, envolvendo a implementação de abordagens centradas no professor e abordagens centradas no aluno. A recolha de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas em sede de grupo focal com os alunos e o diário reflexivo da professora estagiária, obtendo uma triangulação metodológica dos dados. Recorreu-se a procedimentos de análise temática para análise dos dados. No primeiro semestre, promoveu-se uma transição gradual de um ensino centrado no professor para práticas mais autónomas e participativas. No segundo semestre, privilegiaram-se as abordagens centradas no aluno. Os resultados evidenciaram que as abordagens centradas no aluno promoveram uma participação mais ativa, entusiástica e responsável por parte dos alunos, bem como maior autonomia, cooperação entre pares e uma compreensão mais profunda dos conteúdos, gerando um maior gosto pelas aulas. Este estudo reforça, assim, a importância das abordagens centradas no aluno para uma aprendizagem mais significativa e sustentada na Educação Física.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Vieira, M., Mesquita, I., & Coutinho, P. (2025). PARTICIPAÇÃO ATIVA E ENTUSIÁSTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS VOZES DOS ALUNOS SOBRE O IMPACTO DAS ABORDAGENS DE ENSINO CENTRADAS NO ALUNO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(2), 143–154. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6359

Artigos Similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.