CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE INGLÊS NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Júlia Cainelli P.PORTO
  • Mário Cruz P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5642

Palavras-chave:

Aprendizagem eco-sustentável, Consciência ambiental, Ensino de inglês, Metodologia etnográfica, Abordagens ativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância do desenvolvimento de uma consciência eco-comportamental dos alunos do 1. Ciclo do Ensino Básico. Como tal, foi levado a cabo um estudo que tem como objetivo resposta da pergunta de pesquisa “A sala de inglês pode servir de lugar para a aprendizagem de comportamentos eco-sustentáveis?”, contida no relatório final de Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para responder a tal pergunta, foram utilizado processos de aprendizagem tais como abordagens ativas, as quais tem como objetivo incentivar os alunos a serem ativos em seu próprio processo de aprendizagem, estimulando a interação, a colaboração e o pensamento crítico.

A metodologia empregada nesta pesquisa foi de natureza etnográfica, envolvendo a leitura e análise de dados gerados durante a proposta pedagógica, aplicada em contexto de prática de ensino supervisionada desenvolvida com uma turma do 4.º ano, num colégio do Grande Porto. Foram recolhidos dados dos questionários aplicados durante a execução da referida proposta, assim como trabalhos realizados com os alunos e notas de campo.

A resposta para a pergunta de pesquisa é a de a sala de aula não somente pode servir para aprendizagem eco sustentáveis mas ao mesmo tempo tem o poder de conscientizar as crianças ambientalmente e abre espaços de trabalho para a educação ambiental em uma sala de inglês.

Downloads

Publicado

11-04-2024

Como Citar

Cainelli, J., & Cruz, M. (2024). CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE INGLÊS NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(1), 19–32. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5642

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.