DOS LEARNING MANAGEMENT SYSTEMS AOS PERSONAL LEARNING ENVIRONMENTS: A CAMINHO DOS ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM INTEROPERÁVEIS?

Autores

  • Mário Cruz Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Ricardo Queirós Politécnico do Porto / CRACS & INESC TEC
  • Daniela Mascarenhas Politécnico do Porto / inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Carla Pinto Politécnico do Porto / Centro de Matemática da U.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4921

Palavras-chave:

ambiente de aprendizagem pessoal, educação à distância, ecossistema de aprendizagem, interoperabilidade

Resumo

Este artigo parte do pressuposto que os Learning Management Systems (LMS), como o Moodle ou Blackboard, não conseguem responder às necessidades atuais dos nossos aprendentes e falham em criar pontes com a Web 3.0. Como tal, através de uma análise da literatura, procuraremos, por um lado, refletir sobre a necessidade de se recorrer à metodologia Reflective and Participatory Approach to Design (RAPAD) e à criação de Personal Learning Environments (PLE), por forma a dar respostas de ensino à distância verdadeiramente eficazes junto dos nossos e-estudantes. Por outro lado, debruçar-nos-emos no conceito de interoperabilidade entre os LMS e as ferramentas da Web 3.0 e sua concretização, por forma a criar-se um ecossistema de aprendizagem envolvente, imersivo e universal.

No que diz respeito ao nosso estudo empírico, levaremos a cabo uma investigação de natureza quantitativa, com recurso a questionários aplicados junto de estudantes de diferentes unidades orgânicas do Politécnico do Porto, com o objetivo de: a) dar conta do seu bilhete de identidade digital, nomeadamente quanto ao uso de recursos tecnológicos e de mobilização de competências digitais, no que diz respeito ao seu dia a dia pessoal e académico; b) inventariar as suas representações no que se refere ao uso da plataforma Moodle e outras aplicações da Web 2.0/3.0., de forma a compreender qual o seu perfil de PLE.

Os principais resultados dão conta de que os estudantes consideram que o Moodle é uma ferramenta importante no seu processo de ensino e aprendizagem, mas não deve ser encarada como a única para desenvolvimento de saberes e competências.

Downloads

Publicado

27-05-2023

Como Citar

Cruz, M., Queirós, R., Mascarenhas, D., & Pinto, C. (2023). DOS LEARNING MANAGEMENT SYSTEMS AOS PERSONAL LEARNING ENVIRONMENTS: A CAMINHO DOS ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM INTEROPERÁVEIS?. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(1), 1–15. https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4921

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>