Alinhados – Educação & Arte, sinergias para o conhecimento
Uma experiência de iniciação à prática profissional na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v1i4.4262Palavras-chave:
Educação Artística, Ensino a DistânciaResumo
No contexto das restrições provocadas pela Pandemia de COVID 19, 3 estagiários da ESE-IPP da Licenciatura de AVTA, a realizar a sua Iniciação à Prática Profissional na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (E2OM), foram desafiados a reinventar estratégias e metodologias para envolver e integrar jovens em abandono precoce a frequentar a E2OM. É assim que surgem os projetos Mapa Mundi e Favela, no interior de um projeto maior, o espetáculo E2OM 2021 "Circum-Navegar".
Este projeto foi instalado e encenado no palco do teatro Flor de Infesta, impactando todos os que nele trabalharam e mobilizou para o centro desta experiência a ARTE como auto expressão criadora, desenvolvimento cognitivo, facilitadora da performance académica e preparação para o trabalho.
Através da Educação Artística criaram-se sinergias que mantiveram os jovens ligados à instituição e às propostas apresentadas em formato E@D durante o confinamento. Foi uma experiência muito desafiante, de adaptação e de oportunidades para desenvolver atividades e projetos adequados às caraterísticas da nova realidade e das necessidades e anseios do grupo de jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.