LUZES, CÂMARA, GRAMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE VÍDEOS TUTORIAIS CRIADOS POR ESTUDANTES COMO AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6404Palavras-chave:
vídeos tutoriais, avaliação inovadora, gramática inglesa, desmotivação, ensino superiorResumo
Este estudo de caso investiga o impacto de uma tarefa de vídeo criada pelos estudantes, introduzida como uma estratégia inovadora de avaliação numa unidade curricular de Linguística Inglesa do 1.º ano da licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras da Escola Superior de Educação (ESE), do P. Porto. Diversos estudantes revelavam dificuldades com abordagens tradicionais ao ensino da gramática, que consideravam abstratas, excessivamente técnicas ou irrelevantes. Em resposta a este problema, introduziu-se um novo momento de avaliação: a criação de vídeos tutoriais curtos (com 60 a 90 segundos) sobre conteúdos programáticos chave da unidade curricular. A partir de uma lista orientadora de 44 questões, cada estudante escolheu um tema, realizou uma pesquisa académica básica e criou um vídeo tutorial destinado aos colegas, utilizando uma linguagem acessível e exemplos ilustrativos. Os vídeos foram carregados na plataforma Moodle como entradas de glossário e integraram a avaliação contínua, com um peso de 6% para a nota final. Dos 94 estudantes inscritos, 59 participaram nesta modalidade de avaliação. Desses, 90% obtiveram aprovação na unidade curricular. Em contraste, entre os estudantes que optaram pelo exame final, apenas 20% conseguiram aprovação. Os vídeos melhor classificados evidenciaram um uso eficaz da metalinguagem gramatical, clareza estrutural e criatividade multimodal. Os resultados sugerem que projetos digitais de baixo risco, criados pelos estudantes promovem a autonomia, a literacia digital e a motivação, ao mesmo tempo que reduzem barreiras afetivas à aprendizagem. Este estudo de caso defende que tarefas formativas conduzidas por pares, podem melhorar a compreensão e o envolvimento com conteúdos linguísticos complexos no ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

