ADAPTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5239Palavras-chave:
course experience questionnaire, ensino superior, ensino de engenhariaResumo
O Course Experience Questionnaire surgiu na Austrália, em 1981, com o objetivo de avaliar a qualidade das experiências de aprendizagem dos estudantes no ensino superior. Desde então, tem sido aplicado em diferentes países e Instituições de Ensino Superior (IES).
Neste trabalho, o questionário original, constituído por 36 questões de escala de Likert, foi reproduzido no Moodle, obtendo-se 84 respostas. A amostra foi retirada da população de alunos que frequentaram a unidade curricular de Probabilidades e Estatística, da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto, no primeiro semestre de 2022/2023. Os dados foram analisados usando Análise Fatorial, identificando-se quatro dimensões/fatores relevantes para a avaliação da qualidade das IES: Competências genéricas, Profissionalismo docente, Carga horária adequada e Avaliação adequada. Os resultados são apresentados num gráfico informativo, permitindo uma visualização clara e concisa da avaliação global da unidade curricular de Probabilidades e Estatística.
Salientamos que esta investigação foi desenhada apenas para esta população específica de alunos, pelo que devemos ser cautelosos nas generalizações. Trata-se, no entanto, de um estudo de caso que poderá contribuir para o desenvolvimento de um instrumento útil para a avaliação das IES e para a melhoria da qualidade do ensino da Engenharia em Portugal. Para além disso, este trabalho salienta a importância de adaptar instrumentos de avaliação a contextos institucionais específicos, nomeadamente, em Portugal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.