ADAPTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESA

Autores

  • Luís Afonso ISEP, Polytechnic of Porto
  • Jorge Mendonça ISEP & SIIS, Polytechnic of Porto
  • Carla Pinto ISEP, Polytechnic of Porto & CMUP
  • Lurdes Babo ISCAP & CEOS.PP & SIIS, Polytechnic of Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5239

Palavras-chave:

course experience questionnaire, ensino superior, ensino de engenharia

Resumo

O Course Experience Questionnaire surgiu na Austrália, em 1981, com o objetivo de avaliar a qualidade das experiências de aprendizagem dos estudantes no ensino superior. Desde então, tem sido aplicado em diferentes países e Instituições de Ensino Superior (IES).

Neste trabalho, o questionário original, constituído por 36 questões de escala de Likert, foi reproduzido no Moodle, obtendo-se 84 respostas. A amostra foi retirada da população de alunos que frequentaram a unidade curricular de Probabilidades e Estatística, da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto, no primeiro semestre de 2022/2023. Os dados foram analisados usando Análise Fatorial,  identificando-se quatro dimensões/fatores relevantes para a avaliação da qualidade das IES: Competências genéricas, Profissionalismo docente, Carga horária adequada e Avaliação adequada. Os resultados são apresentados num gráfico informativo, permitindo uma visualização clara e concisa da avaliação global da unidade curricular de Probabilidades e Estatística.

Salientamos que esta investigação foi desenhada apenas para esta população específica de alunos, pelo que devemos ser cautelosos nas generalizações. Trata-se, no entanto, de um estudo de caso que poderá contribuir para o desenvolvimento de um instrumento útil para a avaliação das IES e para a melhoria da qualidade do ensino da Engenharia em Portugal. Para além disso, este trabalho salienta a importância de adaptar instrumentos de avaliação a contextos institucionais específicos, nomeadamente, em Portugal.

Downloads

Publicado

07-10-2023

Como Citar

Afonso, L., Mendonça, J., Pinto, C., & Babo, L. (2023). ADAPTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(3), 62–68. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5239

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.