METODOLOGÍAS Y HERRAMIENTAS DE APRENDIZAJE PRÁCTICO Y DINÁMICO EN LA ENSEÑANZA DE LA ILUSTRACIÓN

Autores/as

  • Cátia Vidinhas Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA
  • Marta Madureira ID+ - The Research Institute for Design, Media and Culture, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - IPCA,

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5379

Palabras clave:

metodologias de ensino, ferramentas de aprendizagem, ensino prático, participação ativa, ilustração

Resumen

No âmbito de unidades curriculares (UC) práticas como a Ilustração, o ensino deve ser pensado de forma dinâmica, procurando desenvolver competências e conhecimentos próximos do contexto do mercado de trabalho. Este artigo pretende refletir sobre várias ferramentas pedagógicas no âmbito de unidades curriculares de elevada prática, como as áreas artísticas, desenho e ilustração. Estas ferramentas, bem como as metodologias de ensino adequadas, podem aumentar o interesse e o envolvimento do aluno com os trabalhos propostos, resultando numa participação mais ativa nas aulas. A organização do espaço na sala de aula, os momentos de diálogo coletivo, as apresentações dinâmicas, a construção de um processo de trabalho no sketchbook, são algumas das ferramentas que podem orientar o aluno para uma aprendizagem mais sólida, baseada na evolução progressiva. Essas estratégias tendem a estimular confiança e conforto aos alunos, visando criar um ambiente de exploração e aprendizagem. Neste artigo serão apresentadas um conjunto de momentos de avaliação formalizados através de exercícios e propostas de trabalho onde o estudante é introduzido às práticas do desenho e da ilustração sem medo do erro através de uma abertura das possibilidades do desenho, partindo da necessidade de potenciar a mensagem visual através da técnica.

Publicado

10/07/2023

Cómo citar

Vidinhas, C., & Madureira, M. (2023). METODOLOGÍAS Y HERRAMIENTAS DE APRENDIZAJE PRÁCTICO Y DINÁMICO EN LA ENSEÑANZA DE LA ILUSTRACIÓN. PRATICA - Revista De Investigación Multimedia Sobre Innovación Pedagógica Y Prácticas De E-Learning, 6(3), 69–75. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5379

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