METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM PRÁTICA E DINÂMICA NO ENSINO DE ILUSTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5379Palavras-chave:
metodologias de ensino, ferramentas de aprendizagem, ensino prático, participação ativa, ilustraçãoResumo
No âmbito de unidades curriculares (UC) práticas como a Ilustração, o ensino deve ser pensado de forma dinâmica, procurando desenvolver competências e conhecimentos próximos do contexto do mercado de trabalho. Este artigo pretende refletir sobre várias ferramentas pedagógicas no âmbito de unidades curriculares de elevada prática, como as áreas artísticas, desenho e ilustração. Estas ferramentas, bem como as metodologias de ensino adequadas, podem aumentar o interesse e o envolvimento do aluno com os trabalhos propostos, resultando numa participação mais ativa nas aulas. A organização do espaço na sala de aula, os momentos de diálogo coletivo, as apresentações dinâmicas, a construção de um processo de trabalho no sketchbook, são algumas das ferramentas que podem orientar o aluno para uma aprendizagem mais sólida, baseada na evolução progressiva. Essas estratégias tendem a estimular confiança e conforto aos alunos, visando criar um ambiente de exploração e aprendizagem. Neste artigo serão apresentadas um conjunto de momentos de avaliação formalizados através de exercícios e propostas de trabalho onde o estudante é introduzido às práticas do desenho e da ilustração sem medo do erro através de uma abertura das possibilidades do desenho, partindo da necessidade de potenciar a mensagem visual através da técnica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.