ESTUDAR PORTUGUÊS ONLINE: DESAFIOS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MOÇAMBICANOS
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v9i1.6785Palavras-chave:
Educação a Distância e Online, Língua Portuguesa, Formação de Professores, Estudantes Universitários, Principais DesafiosResumo
O objetivo deste estudo é discutir os principais desafios enfrentados por estudantes universitários em disciplinas de língua portuguesa oferecidas em regime de ensino a distância e online. Os dados sobre esses desafios foram recolhidos através de um inquérito online que abrangeu 405 estudantes do primeiro ao quarto anos de formação como professores de língua portuguesa. O estudo ancora-se na teoria construtivista e considera os pressupostos de Piaget e Vygotsky. Quanto à metodologia, recorreu-se a uma abordagem quantitativa descritiva. Os resultados indicam que nos quatro níveis de formação, os estudantes debatem-se com as limitações no acesso aos materiais, a prevalência de materiais escritos em detrimento de outros tipos de materiais e conteúdos, a falta de mecanismos de interação eficazes que permitam colmatar os problemas de pronúncia e de formação de enunciados, a incapacidade de distinguir o português em vigor no país e as realizações certas e erradas. À luz da teoria construtivista, estes problemas podem/devem ser ultrapassados com recurso às tecnologias de informação e comunicação e às metodologias ativas. O estudante, entretanto, deve maximizar as vantagens da sua autonomia, do seu dinamismo e da sua proatividade na aprendizagem, não devendo, portanto, tornar-se refém de materiais e estratégias do tutor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

