EDUCAÇÃO STEM E STEAM NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Helena Campos Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Bárbara Silva Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6381

Palavras-chave:

STEM, STEAM, Ensino da Matemática, Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Resumo

A presente investigação explora a implementação das abordagens STEM e STEAM no Ensino Básico, analisando as perceções dos docentes e os desafios inerentes à sua aplicação. Pretende-se compreender o impacto destas práticas no desenvolvimento de competências cruciais como o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas, e avaliar como a formação docente pode ser otimizada para uma educação inovadora. O estudo adota uma metodologia qualitativa e interpretativa, combinando uma revisão teórica com um estudo de caso envolvendo 102 participantes — educadores, professores e futuros docentes maioritariamente do Ensino Básico. A recolha de dados efetuou-se através de um inquérito misto, com questões de resposta aberta, fechada e escalas de Likert. A análise de dados recorreu a estatísticas descritivas e análise temática, revelando, por exemplo, que "a articulação entre áreas curriculares através do STEAM motiva os alunos e estimula a criatividade, mas exige tempo e maior apoio formativo por parte das instituições". Os resultados indicam que, apesar do conhecimento sobre STEM e STEAM, a sua plena implementação é dificultada pela insuficiência de formação e barreiras tradicionais. Contudo, docentes que aplicam estas metodologias promovem ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interdisciplinares. Conclui-se que a reconfiguração da formação docente é crucial para consolidar as abordagens STEM e STEAM, contribuindo este estudo para o debate sobre inovação curricular

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Campos, H., & Silva, B. (2025). EDUCAÇÃO STEM E STEAM NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(2), 86–95. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6381

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