QUANDO O PADLET É REVELADO COMO UMA FERRAMENTA FRUTÍFERA NO ENSINO DE ENGENHARIA?
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5195Palavras-chave:
aprendizagem colaborativa, metodologias ativas, padlet, matemática, solidariedadeResumo
O processo de aprendizagem da Matemática nos cursos de Engenharia tem sido bastante estudado, nomeadamente no que diz respeito à utilização de ferramentas e plataformas digitais das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) (Babo, L. et al., 2023). No entanto, a pandemia de COVID-19 veio perturbar os métodos tradicionais de ensino, tornando visíveis as necessidades de adaptações e levantando questões sobre a eficácia das ferramentas TIC e o declínio do trabalho de grupo presencial. A necessidade de práticas pedagógicas inovadoras e estimulantes que motivem e envolvam os alunos no processo de aprendizagem tornou-se mais evidente neste período.
A aprendizagem colaborativa (CL) foi proposta como solução, sendo a plataforma Padlet (https://padlet.com/) uma ferramenta popular para facilitar tais interações.
Para enfrentar esses desafios, as autoras deste estudo propõem o uso de plataformas de aprendizagem colaborativa em duas disciplinas de engenharia: Métodos Estatísticos em Engenharia Informática e Análise Matemática I. Um total de 533 estudantes de Engenharia Informática, muitos dos quais são alunos trabalhadores, e 20 estudantes de Engenharia Mecânica foram divididos em pequenos grupos para promover o trabalho em equipa e a cooperação. O objetivo era criar um espaço virtual para interação e colaboração entre os alunos.
A plataforma Padlet foi escolhida como um facilitador de colaboração e engajamento e os alunos foram incentivados a investigar os tópicos da aula usando vários recursos, como referências bibliográficas, e aprofundar sua compreensão por meios criativos. O Padlet permitiu que os alunos compartilhassem suas soluções de exercícios, fornecessem feedback sobre o trabalho de seus colegas e acessassem todas as contribuições feitas por seus colegas.
O estudo avalia o impacto dessa abordagem de aprendizagem colaborativa, considerando fatores como participação do aluno, colaboração com colegas e desempenho geral no curso. As autoras também exploram quando e por que essas atividades podem ou não ser eficazes, esclarecendo as possíveis causas e implicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.