EDUCAÇÃO STEM E STEAM NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6381Palavras-chave:
STEM, STEAM, Ensino da Matemática, Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoResumo
A presente investigação explora a implementação das abordagens STEM e STEAM no Ensino Básico, analisando as perceções dos docentes e os desafios inerentes à sua aplicação. Pretende-se compreender o impacto destas práticas no desenvolvimento de competências cruciais como o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas, e avaliar como a formação docente pode ser otimizada para uma educação inovadora. O estudo adota uma metodologia qualitativa e interpretativa, combinando uma revisão teórica com um estudo de caso envolvendo 102 participantes — educadores, professores e futuros docentes maioritariamente do Ensino Básico. A recolha de dados efetuou-se através de um inquérito misto, com questões de resposta aberta, fechada e escalas de Likert. A análise de dados recorreu a estatísticas descritivas e análise temática, revelando, por exemplo, que "a articulação entre áreas curriculares através do STEAM motiva os alunos e estimula a criatividade, mas exige tempo e maior apoio formativo por parte das instituições". Os resultados indicam que, apesar do conhecimento sobre STEM e STEAM, a sua plena implementação é dificultada pela insuficiência de formação e barreiras tradicionais. Contudo, docentes que aplicam estas metodologias promovem ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interdisciplinares. Conclui-se que a reconfiguração da formação docente é crucial para consolidar as abordagens STEM e STEAM, contribuindo este estudo para o debate sobre inovação curricular
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