DO PLANEAMENTO À AVALIAÇÃO: O IMPACTO DA IA NO PROCESSO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6370Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Ensino-Aprendizagem, Inovação Educativa, Avaliação, Planeamento PedagógicoResumo
Este artigo explora as diferentes fases do ciclo de vida do processo de ensino-aprendizagem, desde o planeamento inicial até à avaliação e refinamento contínuo. Cada fase - planeamento, criação de conteúdos educacionais, tutoria, avaliação e iteração - é analisada à luz do impacto crescente da Inteligência Artificial (IA), destacando como esta tecnologia tem vindo a transformar e a automatizar tarefas pedagógicas anteriormente manuais. O objetivo do estudo é identificar estratégias eficazes e ferramentas baseadas em IA que apoiam educadores em cada etapa do processo educativo. A metodologia adotada inclui uma análise documental de literatura atual, complementada por um inquérito a dezenas de professores do ensino superior, recolhendo perceções quanto ao uso e utilidade da IA nas suas práticas educativas. Os resultados revelam uma ampla adoção de ferramentas como sistemas de tutoria inteligente, geradores automáticos de conteúdos e plataformas de avaliação adaptativa, bem como um elevado interesse na personalização da aprendizagem com IA. A discussão final apresenta recomendações práticas para a integração estratégica da IA no ciclo pedagógico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

