USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APOIAR A AUTORREGULAÇÃO DE APRENDIZAGEM
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5823Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Autorregulação da aprendizagem, FeedbackResumo
A utilização exponencial da Inteligência Artificial (IA) tem suscitado o interesse na comunidade académica em compreender o impacto na sociedade e na educação. A autorregulação da aprendizagem (ARA) é essencial para a adoção de estratégias de aprendizagem pelo estudante, como o planeamento, gestão de tempo e reflexão.
Abordagens pedagógicas que fomentam a ARA apoiam o sucesso académico. A IA pode apoiar a adoção de estratégias de ARA, visível pelo surgimento de tecnologias que acompanham o processo de aprendizagem. Assim, importa compreender a intencionalidade educativa das aplicações relacionadas à IA.
Procedeu-se a uma revisão de literatura dos últimos 5 anos, nas bases Scopus, WoS e ERIC, com os objetivos de 1) identificar quais são tecnologias de IA, e 2) de que forma são integradas nas abordagens pedagógicas para apoiar a ARA. Dos 67 artigos iniciais, após a eliminação de duplicados e sem acesso, foram selecionados os artigos com base em critérios de inclusão/exclusão. Os artigos foram escolhidos por estarem centrados no uso da IA em ambientes educativos e no suporte à ARA, resultando num corpus final de 14 artigos.
Identificamos 9 modelos baseados ou integrados com IA, nomeadamente: Chatbot, Mobile-Assisted Language Learning (MALL), AI Application storyboards, Learning Management System (LMS), Hybrid Human-AI Regulation (HHAIR), Explanaible Artificial Intelligence (XAI), Learning Analytics (LA), ReflectiveThinking Promotion Mechanism-based AI supported English writing (RTP-AIEW) e AI-enabled Visualization reports.
As abordagens pedagógicas com recurso à IA focaram-se no acompanhamento, na recolha de dados, no feedback, no apoio personalizado para superação de dificuldades/dúvidas.
O uso de Chatbot é das mais evidenciada para auxiliar a ARA, face à sua praticidade, à acessibilidade e à sua transversalidade nas várias áreas curriculares. O ChatGPT foi a aplicação mais predominante nos trabalhos analisados. Abordagens pedagógicas que recorram a IA revelam ser inovadoras e promovem a ARA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.