CONEXÕES E APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA NUMA UNIDADE CURRICULAR DO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5222Palavras-chave:
matemática, STEAM, educação, interdisciplinaridade, tecnologiaResumo
A matemática é uma disciplina fundamental para a educação STEAM, fornecendo uma base para muitas áreas científicas e tecnológicas. A matemática fornece uma base para a investigação científica e para o desenvolvimento tecnológico, da engenharia e das artes. Ao enfatizar as conexões entre a matemática e outras áreas STEAM, podemos ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda do mundo e as habilidades necessárias para o sucesso no século XXI. Com base nestas premissas, este trabalho apresenta um estudo cujo objetivo principal é compreender as dificuldades sentidas pelos alunos de uma unidade curricular do ensino superior quando precisam estabelecer conexões entre a matemática e outras áreas STEAM. O estudo envolveu treze alunos com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos que frequentam um curso de licenciatura em tecnologias para educação STEAM. Procedemos a uma investigação qualitativa e os resultados sugerem que a visualização das conexões pode ser um desafio para os alunos. Diferentes linguagens e terminologias, diferentes formas de pensar e a falta de um ensino interdisciplinar prévio são alguns dos motivos pelos quais os alunos relatam ter dificuldades em estabelecer ligações entre a matemática e as áreas STEAM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.