“B-MAT@PLICADA”: A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE VÍDEOS EXPLICATIVOS

Autores

  • Sidonie Costa CIICESI, ESTG, Politécnico do Porto
  • Ana Borges CIICESI, ESTG, Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5210

Palavras-chave:

b-learning, matemática, ensino superior, vídeos explicativos

Resumo

“b-Mat@plicada” é um curso de Matemática em b-Learning destinado a alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Politécnico do Porto, composto por vídeos explicativos e quizzes sobre funções reais de variável real, cálculo diferencial, métodos de integração e cálculo matricial. Utilizado como um complemento das aulas presenciais, o principal objetivo deste curso consiste em utilizar os benefícios da tecnologia e-Learning para auxiliar os alunos na aprendizagem da Matemática e assim superar as dificuldades que têm demonstrado ao longo dos últimos anos. Os primeiros 9 vídeos explicativos do curso “b-Mat@plicada” foram criados em 2015 e avaliados por 89 estudantes após quatro meses de funcionamento. As opiniões foram muito positivas e permitiram não só confirmar a necessidade do curso, mas também adequar as estratégias para elaborar os próximos vídeos. Ainda atualmente em funcionamento com 38 vídeos explicativos, o curso continua a ser um auxílio para os estudantes e veio a ser ainda mais útil durante o período de confiamento originado pela pandemia da COVID-19. Várias experiências e estudos com os vídeos do curso “b-Mat@plicada” foram realizados desde o primeiro ano de criação, o que permitiu não só estabelecer conclusões interessantes sobre as atitudes dos estudantes em relação à utilização de vídeos na aprendizagem da Matemática, mas também continuar a melhorar a qualidade dos conteúdos com base nas suas opiniões.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Costa, S., & Borges, A. (2023). “B-MAT@PLICADA”: A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE VÍDEOS EXPLICATIVOS. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(2), 1–8. https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5210

Artigos Similares

<< < 4 5 6 7 8 9 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.