ROLE PLAYING NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: BLACK MIRROR E O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM CENÁRIOS FUTURÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5194Palavras-chave:
Role Playing, Educação em Engenharia, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Black Mirror, Fatores HumanosResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de aplicação de metodologia de aprendizagem ativa, realizada com estudantes de um curso de Engenharia. Foi elaborada uma proposta que buscava levar os estudantes a refletir sobre a criação de produtos em cenários futuros. Para isso, adotou-se o role playing que, utilizando técnicas do drama, pretende promover o aprendizado a partir do estímulo ao pensamento crítico. Cada equipe de estudantes criou um novo produto de forma prospectiva, elaborou um relatório e apresentou o projeto completo à diretoria da empresa para a qual estava trabalhando na dramatização proposta. Os produtos desenvolvidos tiveram, como referência obrigatória, uma das corporações apresentadas em episódios específicos da série britânica Black Mirror, disponível na Netflix. Durante o processo, as equipes precisaram adotar uma postura analítica e crítica sobre tecnologias atuais e de possível desenvolvimento futuro e aperfeiçoar a argumentação diante dos questionamentos da diretoria. Ao final, os estudantes fizeram uma avaliação abrangente sobre o processo de aprendizagem. Para além de um olhar para temas atuais e relevantes para os futuros engenheiros, verificou-se que foi possível promover o aperfeiçoamento de habilidades como o trabalho em equipe, habilidades comunicativas e de pensamento crítico.
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