ROLE PLAYING NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: BLACK MIRROR E O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM CENÁRIOS FUTURÍSTICOS

Autores

  • Georgia de Souza Assumpção Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Carolina Maia dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) https://orcid.org/0000-0001-8341-3828
  • Alexandre de Carvalho Castro Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) https://orcid.org/0000-0002-8140-3738

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5194

Palavras-chave:

Role Playing, Educação em Engenharia, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Black Mirror, Fatores Humanos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de aplicação de metodologia de aprendizagem ativa, realizada com estudantes de um curso de Engenharia. Foi elaborada uma proposta que buscava levar os estudantes a refletir sobre a criação de produtos em cenários futuros. Para isso, adotou-se o role playing que, utilizando técnicas do drama, pretende promover o aprendizado a partir do estímulo ao pensamento crítico. Cada equipe de estudantes criou um novo produto de forma prospectiva, elaborou um relatório e apresentou o projeto completo à diretoria da empresa para a qual estava trabalhando na dramatização proposta. Os produtos desenvolvidos tiveram, como referência obrigatória, uma das corporações apresentadas em episódios específicos da série britânica Black Mirror, disponível na Netflix. Durante o processo, as equipes precisaram adotar uma postura analítica e crítica sobre tecnologias atuais e de possível desenvolvimento futuro e aperfeiçoar a argumentação diante dos questionamentos da diretoria. Ao final, os estudantes fizeram uma avaliação abrangente sobre o processo de aprendizagem. Para além de um olhar para temas atuais e relevantes para os futuros engenheiros, verificou-se que foi possível promover o aperfeiçoamento de habilidades como o trabalho em equipe, habilidades comunicativas e de pensamento crítico.

Downloads

Publicado

07-10-2023

Como Citar

de Souza Assumpção, G., Maia dos Santos, C., & de Carvalho Castro , A. (2023). ROLE PLAYING NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: BLACK MIRROR E O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM CENÁRIOS FUTURÍSTICOS. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(3), 20–26. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5194

Artigos Similares

<< < 3 4 5 6 7 8 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.