VISÃO GERAL DO PROJETO U=RISOLVE: FACILITANDO A (AUTO)APRENDIZAGEM DA ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

Autores

  • André Rocha Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Lino Sousa Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Mário Alves Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Francisco Pereira Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5229

Palavras-chave:

análise de circuitos elétricos, ferramentas de autoaprendizagem, web-app, visão computacional, aprendizagem através da máquina

Resumo

A última década tem testemunhado o aparecimento de novas abordagens e ferramentas de ensino/autoaprendizagem, visando fomentar a motivação e a autonomia nos estudantes, nomeadamente no contexto do ensino superior. É neste sentido que temos vindo a dinamizar o projeto U=RIsolve, que se materializa num portal web com várias ferramentas para a autoaprendizagem dos fundamentos e métodos de análise e simplificação de circuitos elétricos (https://urisolve.pt/app/). Este artigo dá uma visão geral desta aplicação, resumindo as funcionalidades já implementadas e em desenvolvimento, dando um enfoque especial a uma das suas linhas de investigação: a identificação e modelização automática de circuitos elétricos a partir da imagem do seu esquema, baseando-se em técnicas de processamento de imagem e de aprendizagem computacional. Saliente-se que todas as contribuições neste projeto têm tido o envolvimento de estudantes, em vários níveis de ensino, estando a aplicação e o seu código disponíveis livremente à comunidade internacional.

Downloads

Publicado

07-10-2023

Como Citar

Rocha, A., Sousa, L., Alves, M., & Pereira, F. (2023). VISÃO GERAL DO PROJETO U=RISOLVE: FACILITANDO A (AUTO)APRENDIZAGEM DA ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(3), 1–9. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5229

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.