VISÃO GERAL DO PROJETO U=RISOLVE: FACILITANDO A (AUTO)APRENDIZAGEM DA ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5229Palavras-chave:
análise de circuitos elétricos, ferramentas de autoaprendizagem, web-app, visão computacional, aprendizagem através da máquinaResumo
A última década tem testemunhado o aparecimento de novas abordagens e ferramentas de ensino/autoaprendizagem, visando fomentar a motivação e a autonomia nos estudantes, nomeadamente no contexto do ensino superior. É neste sentido que temos vindo a dinamizar o projeto U=RIsolve, que se materializa num portal web com várias ferramentas para a autoaprendizagem dos fundamentos e métodos de análise e simplificação de circuitos elétricos (https://urisolve.pt/app/). Este artigo dá uma visão geral desta aplicação, resumindo as funcionalidades já implementadas e em desenvolvimento, dando um enfoque especial a uma das suas linhas de investigação: a identificação e modelização automática de circuitos elétricos a partir da imagem do seu esquema, baseando-se em técnicas de processamento de imagem e de aprendizagem computacional. Saliente-se que todas as contribuições neste projeto têm tido o envolvimento de estudantes, em vários níveis de ensino, estando a aplicação e o seu código disponíveis livremente à comunidade internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.