Ensino e avaliação de matemática no ensino superior em contexto pandémico: comparação de duas experiências
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v1i4.4237Palavras-chave:
Matemática, Ensino online, PandemiaResumo
Segundo a UNESCO, devido à pandemia cerca de 90% dos alunos de todo o mundo foram afetados pelo encerramento das escolas. O rápido encerramento levou a profundas alterações no método de ensino e de avaliação. Neste trabalho vamos apresentar uma comparação entre duas metodologias diferentes utilizadas em duas unidades curriculares (UC) da área da matemática. A comparação será baseada num questionário anónimo que foi disponibilizado aos alunos inscritos nestas UC.
Em ambas as UC os alunos tinham aulas teóricas online, mas as aulas práticas tinham regimes diferentes. Numa das UC cada aluno só tinha aula prática presencial de 15 em 15 dias e na outra semana estava em estudo autónomo. Na outra UC cada aluno tinha numa semana aula prática presencial e na outra semana aula prática online.
Relativamente à avaliação, em ambas as UC houve 2 frequências e testes no Moodle. Mas na primeira os testes do Moodle eram feitos em todas as aulas presenciais e, na segunda, os alunos tiveram cinco testes no Moodle que foram realizados nas aulas práticas em regime online.
Como se pode verificar pelas respostas ao questionário, os alunos sentiram a falta das aulas presenciais, principalmente aqueles que só tinham aula prática quinzenalmente. No entanto gostaram do método de avaliação e sentiram que os testes do Moodle os ajudaram a ter um estudo contínuo.
Pelos resultados ao questionário parece aos autores que a mistura de diferentes elementos de avaliação ajuda o aluno na aprendizagem e a manter a motivação mesmo nestes tempos conturbados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.