LOS EJERCICIOS DE GRAMÁTICA EN LIBROS DE TEXTO DE ESPAÑOL LENGUA EXTRANJERA

Autores/as

  • Paulo Freitas Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4996

Palabras clave:

educación, gramática, libros de texto, ejercicios de gramática, verbos de comando

Resumen

O presente artigo tem como objetivo dar a conhecer uma primeira abordagem à análise dos tipos de exercícios de gramática presentes num projeto de Espanhol Língua Estrangeira, composto por dois manuais do Ensino Secundário – um de 10.o ano e um de 11.o ano – utilizado nas instituições de ensino de Portugal.

Partimos de uma proposta de classificação (Silva & Silva, 2011, p. 1356), que, posteriormente, adaptámos, de tipos de exercícios para verificar quais eram os mais frequentes. Em simultâneo, fizemos, igualmente, o levantamento dos verbos de comando de cada exercício para percebermos se existia alguma relação entre esses verbos e os tipos de exercícios.

Verificámos que existem vários tipos de exercícios de gramática, mas que há uma frequência superior de exercícios de Transformação, de Completamento e de Associação. Em relação aos verbos de comando, concluímos que existem bastantes a ser usados, mas, à semelhança dos exercícios, existe a prevalência de um: “completar”.

Publicado

05/27/2023

Cómo citar

Freitas, P. (2023). LOS EJERCICIOS DE GRAMÁTICA EN LIBROS DE TEXTO DE ESPAÑOL LENGUA EXTRANJERA. PRATICA - Revista De Investigación Multimedia Sobre Innovación Pedagógica Y Prácticas De E-Learning, 6(1), 69–82. https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4996

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.