REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA: UMA ANÁLISE DO DESIGN INSTRUCIONAL COM BASE NAS DIRETRIZES DA AECT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6388

Palavras-chave:

Realidade Virtual Imersiva, Design Instrucional, AECT, REVEALING

Resumo

Com a evolução da Realidade Virtual (RV), recomenda-se que educadores e designers instrucionais reformulem as suas abordagens para potenciar os benefícios educativos de ambientes imersivos. O Design Instrucional (DI) aplicado à RV, com o uso de headsets, permite refletir sobre estratégias educativas, a experiência do utilizador e as potencialidades tecnológicas. No projeto REVEALING – REalisation of Virtual rEality LearnING Environments, foram realizados pilotos de aulas do Ensino Superior com a utilização da Realidade Virtual imersiva (iVR) no Ensino Superior baseadas nos princípios de Merrill e os objetivos pedagógicos segundo a Taxonomia de Bloom. Neste trabalho, apresenta-se a análise às  planificações de aulas (n=4) de acordo com as diretrizes de Association for Educational Communications and Technology (AECT) para verificar a sua adequabilidade. Os resultados evidenciaram que, embora as planificações analisadas integrem princípios de DI, subsistem lacunas significativas no alinhamento com as diretrizes da AECT, especialmente no que respeita à avaliação do design, personalização da aprendizagem, preparação dos utilizadores e incorporação de momentos de reflexão. Conclui-se que a aplicação da iVR no Ensino Superior exige uma abordagem mais sistemática, fundamentada e centrada no estudante, sendo recomendada a adoção rigorosa dos padrões da AECT adaptados às especificidades pedagógicas da imersão.

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Santos, D., Castelhano, M., Pedrosa, D., & Morgado, L. (2025). REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA: UMA ANÁLISE DO DESIGN INSTRUCIONAL COM BASE NAS DIRETRIZES DA AECT. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(3), 79–94. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6388