EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: AVALIAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6374Palavras-chave:
educação, desenvolvimento socioeconómico, sustentabilidade, avaliação curricularResumo
No âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas, a educação assume um papel estratégico na promoção da sustentabilidade e da cidadania global. Este estudo foi desenvolvido por estudantes de mestrado no contexto de uma proposta de avaliação na unidade curricular de Tratamento e Análise de Dados do Mestrado em Gestão das Organizações - Ramo Gestão de Empresas do ISCAP. Os estudantes foram desafiados a proceder à recolha, tratamento e análise de dados e a redigir um artigo científico como produto final. A atividade visou integrar competências técnicas, pensamento crítico e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com base em dados do Eurostat, foi analisada a relação entre níveis de escolaridade e o risco de pobreza e exclusão social, abordando o ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Género) e ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico). Os resultados indicam que níveis mais baixos de escolaridade se associam a maior vulnerabilidade socioeconómica. Também foi possível identificar assimetrias entre homens e mulheres no que respeita à escolarização. Enquanto os homens apresentam maior representatividade nos níveis de escolaridade inferior e secundário/profissional, as mulheres destacam-se positivamente no ensino superior, tendo os homens maior propensão para o abandono neste nível de ensino. A análise por clusters revelou disparidades regionais, sugerindo a influência de fatores estruturais. Este trabalho evidencia o potencial de abordagens pedagógicas orientadas para a investigação aplicada, em que a avaliação deixa de ser apenas um momento de verificação e passa a constituir-se como oportunidade de construção de conhecimento crítico, contextualizado e alinhado com a educação para a sustentabilidade.
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