APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA I A SITUAÇÕES REAIS: IMPACTO NA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6357Palavras-chave:
Ensino da Matemática, Engenharia, Aplicação Prática, MotivaçãoResumo
Este artigo descreve uma experiência pedagógica realizada na unidade curricular de Matemática I, no 1.º ano e 1.º semestre das licenciaturas em Engenharia de Sistemas e Engenharia Civil. O objetivo principal consistiu em analisar o impacto da resolução de problemas com aplicação prática na motivação e no desempenho académico. Ao longo do semestre, foram propostos trabalhos: alguns individuais e outros em grupo. Alguns trabalhos foram realizados em suporte físico e outros em formato digital, através da plataforma Moodle. Todos os estudantes inscritos nas unidades curriculares participaram na experiência. A estratégia visou promover a ligação entre os conteúdos matemáticos e contextos reais da engenharia, fomentando o interesse e a participação ativa dos alunos. Os dados recolhidos mostraram uma melhoria significativa nas taxas de aprovação, em comparação com anos anteriores. Além disso, os estudantes expressaram uma perceção positiva relativamente à abordagem aplicada, apesar de reconhecerem o aumento da complexidade dos exercícios. Os resultados sugerem que a inclusão de tarefas contextualizadas pode ser uma via eficaz para o ensino da Matemática no ensino superior, contribuindo tanto para o sucesso académico como para o desenvolvimento de competências transversais essenciais na formação em Engenharia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

