APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA I A SITUAÇÕES REAIS: IMPACTO NA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA

Autores

  • Isabel Figueiredo CIDEM/LEMA, ISEP, Polytechnic of Porto, rua Dr. António Bernardino de Almeida, 4249-015 Porto, Portugal, https://orcid.org/0000-0002-3653-0842
  • Ana Júlia Viamonte LEMA, ISEP, Polytechnic of Porto, rua Dr. António Bernardino de Almeida, 4249-015 Porto, Portugal
  • Isabel Pinto CIDEM/LEMA, ISEP, Polytechnic of Porto, rua Dr. António Bernardino de Almeida, 4249-015 Porto, Portugal, https://orcid.org/0000-0001-6069-3652

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6357

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Engenharia, Aplicação Prática, Motivação

Resumo

Este artigo descreve uma experiência pedagógica realizada na unidade curricular de Matemática I, no 1.º ano e 1.º semestre das licenciaturas em Engenharia de Sistemas e Engenharia Civil. O objetivo principal consistiu em analisar o impacto da resolução de problemas com aplicação prática na motivação e no desempenho académico. Ao longo do semestre, foram propostos trabalhos: alguns individuais e outros em grupo. Alguns trabalhos foram realizados em suporte físico e outros em formato digital, através da plataforma Moodle. Todos os estudantes inscritos nas unidades curriculares participaram na experiência. A estratégia visou promover a ligação entre os conteúdos matemáticos e contextos reais da engenharia, fomentando o interesse e a participação ativa dos alunos. Os dados recolhidos mostraram uma melhoria significativa nas taxas de aprovação, em comparação com anos anteriores. Além disso, os estudantes expressaram uma perceção positiva relativamente à abordagem aplicada, apesar de reconhecerem o aumento da complexidade dos exercícios. Os resultados sugerem que a inclusão de tarefas contextualizadas pode ser uma via eficaz para o ensino da Matemática no ensino superior, contribuindo tanto para o sucesso académico como para o desenvolvimento de competências transversais essenciais na formação em Engenharia.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Figueiredo, I. P., Viamonte, A. J., & Pinto, I. M. (2025). APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA I A SITUAÇÕES REAIS: IMPACTO NA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(3), 19–27. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6357

Artigos Similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.