E-SIMEDUCATIC: O PRIMEIRO PROTÓTIPO DA TRANSPOSIÇÃO DA ABORDAGEM PEDAGÓGICA “E-SIM”(PROGRAMMING) PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Daniela Pedrosa Universidade de Aveiro e CIDTFF

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5293

Palavras-chave:

abordagem de aprendizagem ativa, práticas de ensino, abordagem SimProgramming, e-Sim, educação

Resumo

A abordagem pedagógica e-Sim(Programming) tem vindo a ser aplicada em contexto presencial e no Ensino a Distância, contribuindo no apoio à auto e corregulação das aprendizagens e na transição de competências iniciais para avançadas, na área de Programação de Computadores. Contudo, a sua aplicabilidade e transposição noutras áreas não foram identificadas na literatura científica.

Este trabalho tem como objetivos compreender e descrever como a abordagem “e-Sim” pode ser adotada na área de Educação. Adotou-se como metodologia de investigação Design Science para desenvolver o primeiro protótipo “e- SimEducaTIC”, aplicado na disciplina de “TIC e Educação Básica”, em contexto de blended-learning, da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro. Neste artigo, descreve-se as decisões, o tipo de adaptações implementadas e os desafios encontrados neste processo.

Conclui-se que é possível a adaptar a abordagem “e-Sim”. Porém, a sua transposição requer que o docente adeque as dimensões da “e-Sim” à realidade do seu contexto letivo (objetivos pedagógicos, as competências esperadas, a tipologia e modo de funcionamento da UC, etc.). Pode ter de ajustar procedimentos, face aos seus conhecimentos e domínio das técnicas sugeridas pela abordagem “e-Sim” e ao tempo-esforço disponível para proceder as alterações. Fornece-se algumas recomendações para educadores e investigadores que pretendam adotar a abordagem no seu contexto letivo.

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Publicado

07-10-2023

Como Citar

Pedrosa, D. (2023). E-SIMEDUCATIC: O PRIMEIRO PROTÓTIPO DA TRANSPOSIÇÃO DA ABORDAGEM PEDAGÓGICA “E-SIM”(PROGRAMMING) PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(3), 10–19. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5293

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