VENHO DAQUI. CONHEÇO O MEU CONTEXTO. SEI PARA ONDE VOU

Autores

  • Susana Lopes Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
  • Cláudia Melo Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
  • Joana Mendonça Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5209

Palavras-chave:

Educação Artística, Inclusão Social, Território

Resumo

A Educação Artística tem mostrado ser extremamente eficaz em contextos de intervenção social, principalmente por a Educação ser, tal como defendem Paulo Freire e Dewey, uma poderosa e transformadora ferramenta de aprendizagem daquilo que somos enquanto indivíduos e por nos colocar em relação com os outros e com tudo o que nos rodeia. Por sua vez, a Arte, através do desenvolvimento da imaginação e do aperfeiçoamento dos sentidos também potencia a cognição, encetando o processo pela qual o organismo se torna consciente do seu meio ambiente. O cruzamento entre Arte e Educação oferece um contexto ideal para potenciar os processos de inclusão social e de combate à pobreza e a discriminação.

O projeto FazParte!, teve como propósito combater a exclusão social de crianças e jovens dos 6 aos 18 anos da sub-região do Douro, com falta de oportunidades educativas e em risco de exclusão social. Através da implementação de programas de expressão artística, de projetos criativos e de práticas artísticas educativas não formais, o programa apostou no desenvolvimento integral dos participantes, mobilizando, para o efeito, práticas das artes visuais e performativas, co-criativas e colaborativas.

O trabalho de campo desenvolveu-se em 6 Concelhos do Douro e envolveu cerca de 80 crianças e Jovens com deliberada intenção de intervir no e para o território.

A proposta Venho Daqui. Conheço O Meu Contexto. Sei Para Onde Vou desafiou à investigação do conceito de território enquanto contexto de vida a partir de um lugar/região particular, através de um conjunto de ações de mediação e formação em arte. As ações desenvolvidas pretenderam dotar os participantes de um conjunto de recursos e ferramentas de exploração das suas vivências individuais e coletivas, transformando-as a partir de experiências artísticas e plásticas que serão analisadas sob o ponto de vista da consciência do conhecimento do território pessoal e coletivo a partir da experiência do lugar.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Lopes, S., Melo, C., & Mendonça, J. (2023). VENHO DAQUI. CONHEÇO O MEU CONTEXTO. SEI PARA ONDE VOU. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 6(2), 16–24. https://doi.org/10.34630/pel.v6i2.5209

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.