VOLUMES NO QUOTIDIANO: O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE VOLUMES
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6394Palavras-chave:
Cilindro, MAB, Paralelepípedo, Quotidiano, VolumeResumo
Este estudo, realizado com 18 alunos do 6.º ano de escolaridade (11-12 anos), investigou de que forma o uso do Material Multibásico (MAB) e a ligação da matemática ao quotidiano contribuem para a compreensão do conceito de volume. Os objetivos centrais foram: promover a construção do conceito de volume com o apoio do MAB; implementar tarefas contextualizadas no quotidiano dos alunos; e analisar o impacto dos materiais manipuláveis na aprendizagem do tópico "figuras no espaço", presente nas Aprendizagens Essenciais de Matemática.
Adotando uma abordagem qualitativa, foram recolhidos dados por meio de observação direta, registos em vídeo, análise documental e entrevistas de grupo focal. Os resultados indicaram que o uso de materiais concretos, como o MAB e objetos do quotidiano, poderão ser facilitadores para a transição de uma compreensão prática e tangível para uma abordagem mais abstrata e formal, incluindo o uso de fórmulas matemáticas. As metodologias adotadas promoveram a autonomia dos alunos, fortalecendo a conexão entre teoria e prática, e sublinharam a relevância do uso de materiais manipuláveis na aprendizagem de conceitos geométricos complexos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

