VOLUMES NO QUOTIDIANO: O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE VOLUMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6394

Palavras-chave:

Cilindro, MAB, Paralelepípedo, Quotidiano, Volume

Resumo

Este estudo, realizado com 18 alunos do 6.º ano de escolaridade (11-12 anos), investigou de que forma o uso do Material Multibásico (MAB) e a ligação da matemática ao quotidiano contribuem para a compreensão do conceito de volume. Os objetivos centrais foram: promover a construção do conceito de volume com o apoio do MAB; implementar tarefas contextualizadas no quotidiano dos alunos; e analisar o impacto dos materiais manipuláveis na aprendizagem do tópico "figuras no espaço", presente nas Aprendizagens Essenciais de Matemática.

Adotando uma abordagem qualitativa, foram recolhidos dados por meio de observação direta, registos em vídeo, análise documental e entrevistas de grupo focal. Os resultados indicaram que o uso de materiais concretos, como o MAB e objetos do quotidiano, poderão ser facilitadores para a transição de uma compreensão prática e tangível para uma abordagem mais abstrata e formal, incluindo o uso de fórmulas matemáticas. As metodologias adotadas promoveram a autonomia dos alunos, fortalecendo a conexão entre teoria e prática, e sublinharam a relevância do uso de materiais manipuláveis na aprendizagem de conceitos geométricos complexos.

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Publicado

29-07-2025

Como Citar

Martins, F., Silva, N. M., Mascarenhas, D., & Maia, A. (2025). VOLUMES NO QUOTIDIANO: O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE VOLUMES. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(1), 12–27. https://doi.org/10.34630/pel.v8i1.6394

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