DO VÍNCULO PEDAGÓGICO À COMUNIDADE COOPERATIVA: “ALAVANCAS” PARA O BEM-ESTAR ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6366Palavras-chave:
vínculo pedagógico, aprendizagem cooperativa, ensino superior, bem-estar estudantil, avaliação formativaResumo
A saúde emocional e o sucesso académico dos estudantes do Ensino Superior estão intrinsecamente ligados à qualidade das relações estabelecidas entre docentes e discentes. Neste artigo, discute-se o potencial transformador do vínculo pedagógico sensível, inclusivo e equitativo como condição para a construção de ambientes educativos promotores de bem-estar. A aprendizagem cooperativa (AC) é apresentada como uma metodologia eficaz para cultivar comunidades cooperativas baseadas na interdependência positiva, responsabilidade individual e interação significativa. O estudo parte de um projeto interinstitucional (2024–2026) que visa a capacitação docente em práticas cooperativas em cinco instituições portuguesas. Os dados preliminares, resultantes de observações em contexto, registos de assiduidade e testemunhos dos participantes, revelam efeitos positivos na coesão das turmas, na qualidade da relação pedagógica e na diminuição da ansiedade associada à avaliação. A investigação adota uma abordagem qualitativa e interpretativa. Os resultados sugerem que a AC constitui uma alavanca para a construção de comunidades educativas mais participativas, sustentáveis e centradas no bem-estar global dos estudantes.
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