APRENDENDO ATRAVÉS DO ENSINO COM VÍDEOS
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5829Palavras-chave:
aprendizagem ativa, vídeos, comunicação matemática, envolvimento dos alunosResumo
No mundo de hoje, a tecnologia desempenha um papel importante e a sua influência é evidente em quase todos os domínios, e a educação não é exceção. A introdução de novas tecnologias representa um recurso valioso na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Dentre esses recursos, o vídeo tem sido utilizado para apoiar a aprendizagem dos alunos. Das salas de aula tradicionais às plataformas online, os vídeos tornaram-se ferramentas inestimáveis tanto para professores como para alunos, enriquecendo a experiência académica. Este trabalho foca-se no projeto LIGHTS, que teve início em 2018. Este projeto tem como objetivo melhorar a comunicação matemática dos alunos: (i) organizar e ligar o pensamento matemático dos alunos através da comunicação; (ii) comunicar um pensamento matemático lógico e claro a colegas, professores e outros; (iii) analisar e avaliar o pensamento e estratégias matemáticas; (iv) usar a linguagem matemática para expressar ideias matemáticas corretamente. O projeto LIGHTS envolve o uso de vídeos onde os alunos desempenham um papel ativo no vídeo, em vez de um papel passivo e contemplativo. Especificamente, eles produzem vídeos centrados em tópicos matemáticos específicos. Ao adotar esta estratégia, os alunos tornam-se mais motivados para aprender matemática, evitando desistir e abandonar
unidades curriculares relacionadas com a matemática. O projeto LIGHTS é também uma estratégia para integrar novos alunos no ensino superior.
Neste artigo, descreveremos como o projeto foi implementado nos últimos seis anos e o perfil dos alunos participantes (e as unidades curriculares e cursos onde esta participação ocorreu).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.