Archivos
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P.Pic’24 - Conferencia de Innovación Pedagógica de Oporto
Vol. 7 Núm. 2 (2024)Editor: Mário Cruz
Editores/as Asociados/as: Carla Pinto, Daniela Mascarenhas & Ricardo Queirós
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Publicación continua
Vol. 7 Núm. 1 (2024)En la revista PRATICA, ahora existe una nueva modalidad de publicación que consiste en publicar el artículo de forma individual tan pronto como sea aprobado, sin necesidad de esperar el cierre de una edición para publicar los artículos.
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P.Pic’23 - Conferencia de Innovación Pedagógica de Oporto (2)
Vol. 6 Núm. 3 (2023)Editor: Mário Cruz
Editores/as Associado/as: Carla Pinto, Daniela Mascarenhas & Ricardo Queirós
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P.Pic’23 - Conferencia de Innovación Pedagógica de Oporto
Vol. 6 Núm. 2 (2023)Editor: Mário Cruz
Editores/as Associado/as: Carla Pinto, Daniela Mascarenhas & Ricardo Queirós
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Repensar las prácticas y recursos docentes para el mundo post-COVID-19
Vol. 6 Núm. 1 (2023)Editor: Mário Cruz
Editores/as Associado/as: Carla Pinto, Daniela Mascarenhas & Ricardo Queirós
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Número Especial - Equidade, accessibilidade e democratização do ensino superior.
Vol. 5 Núm. 1 (2022)Guest Editor: Anxo Sanchez Bermudez, PhD
Vigo University
O Ensino Superior tem assistido a um crescimento surpreendente em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com uma taxa bruta de matrícula de 68% na Europa, 23% no Sul da Ásia e 9% na África Subsaariana. Além disso, verifica-se que países/regiões específicos apresentam acentuadas desigualdades de oportunidades, pelo que muitos definiram metas para aumentar a parcela da população com ES e/ou ampliar o acesso ao ES para indivíduos que estão sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o mundo passou por um periodo pandémico que redefiniu as práticas de comunicação e aprendizagem e, em muitos casos, realçou desigualdades de acesso ao ensino superior. Este número especial da revista Pratica eLearning é motivado pelo projecto Love.Dist@ance, mas vai para além dele, reunindo contributos que pretendem demonstrar, práticas, politicas e estratégias para promover a acessibilidade, equidade e democratização do ensino superior.
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Fórum IPP 2021: Formação e Inovação Pedagógica no P.PORTO: Desafios do "Novo Normal" -
Vol. 4 Núm. 1 (2021)Num ano marcado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, por tempos muito exigentes e de enorme imprevisibilidade futura, as Instituições de Ensino Superior depararam-se com gigantescos desafios. O Politécnico do Porto não foi exceção, procurando, neste contexto, assegurar a qualidade do modelo formativo, pautado pela constante adequação do ensino e da investigação às preocupações da sociedade atual e às necessidades técnico-científicas do mercado de trabalho. O momento é oportuno para repensar a inovação pedagógica e refletir esta preocupação crescente, por parte da Presidência do P.PORTO e das Escolas, em assegurar uma adequada preparação dos docentes, como forma de contribuir para o sucesso dos nossos estudantes e combater o insucesso académico e o abandono.
Este número especial é constituído por contribuições seleccionadas , do Fórum IPP 2021
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Projetos de Investigação e Inovação Mediados pelas Tecnologias
Vol. 3 Núm. 1 (2020)No seu terceiro ano de vida, a Pratica e-Learning, reflete a crescente dinâmica de investigação orientada para a condução de estudos exploratórios em diferentes níveis de ensino. Este número reúne contributos conceptuais e estudos empíricos focados em partilhar teorias e práticas que melhorem os processos de aprendizagem mediados e potenciados por tecnologias.
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1ª Convenção Nacional Sobre Ensino a Distância - Número Especial
Vol. 2 Núm. 1 (2019)O Politécnico do Porto, no dia 6 de Maio de 2019, realizou a 1ª Convenção Nacional do Ensino a Distância, para análise do DL 83/2019 - Regime Jurídico do Ensino Superior Ministrado a Distância (RJED): Regulação do ensino a distância – nota de enquadramento (MCTES). Esta convenção - a primeira do seu género -, foi desenhada numa tipologia mista (presencial e videoconferência/online), juntou especialistas nacionais em EaD de instituições universitárias e politécnicas, públicas e privadas, e mais de uma centena de participantes e palestrantes (de forma presencial e virtual). Nesta convenção foi realizada uma discussão alargada dos principais pontos que preocupam a comunidade académica portuguesa, nomeadamente: a acreditação e avaliação de cursos em EaD conferentes de grau; os modelos pedagógicos de EaD adequados ao ensino superior; a qualificação do corpo docente de EaD e o financiamento. Dada a pertinência do evento e da discussão em causa, torna-se relevante a divulgação e partilha de conclusões. Nesse sentido a Revista Pratica e-Learning, associou-se a este evento e edita este número especial dedicado exclusivamente aos relatos dos diferentes painéis da convenção.
ISSN: 2184-1837| Direção: Ângelo Jesus - Armando Silva - Cândida Silva - Lino Oliveira - Paula Peres
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O e-Learning em Portugal 2017
Vol. 1 Núm. 1 (2017)Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Praticas de e/b-Learning
A Revista “Pratica e-Learning” é uma publicação do Consórcio lusófono e Ibero-americano de Instituições de Ensino Superior.
É uma revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e centrada nas boas práticas do e/b-Learning no ensino superior, em formato eletrónico e online. Publica trabalhos de investigação e ou inovação / desenvolvimento /intervenção no âmbito do e/b-Learning, em sentido amplo e em áreas e âmbitos diversificados em contextos de ensino (formal, não-formal e informal).Pretende-se com esta revista divulgar práticas pedagógicas inovadoras e promover o e/b-learning através da disseminação de experiências bem sucedidas. É uma revista multimédia com revisão por pares, que aceita contribuições científicas em formato texto, vídeo e áudio.
ISSN: 2184-1837| Direção: Armando Silva - Paula Peres - Lino Oliveira - Ângelo Jesus