Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle

Autores

  • Manuela Francisco Amado 1LE@D – Laboratório de Educação a Distância e Elearning , Universidade Aberta, Portugal ;CI&DEI-Centro de Estudos em Educação e Inovação, Politécnico de Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4507-7859

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v5i1.4508

Palavras-chave:

educação online, eLearning acessível, Moodle, acessibilidade, equidade

Resumo

Este trabalho visa contribuir para uma educação online mais acessível, através da partilha de resultados obtidos na análise de acessibilidade à versão 3.9 da plataforma Moodle. Foram realizados testes manuais com recurso ao leitor de ecrã NVDA e navegação por teclado, a quatro temas do Moodle, em ambiente Windows.  Esta análise incidiu nas funcionalidades do Moodle que permitem interação do estudante (Recursos e Atividade) e nas ferramentas externas H5P, Perusall e Google Assignments, integradas no Moodle, também analisadas com o perfil de estudante. Com base nos resultados apresentam-se algumas recomendações relativas às funcionalidades mais acessíveis e algumas práticas pedagógicas que podem tornar a educação online mais equitativa.

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Publicado

21-06-2022

Como Citar

Francisco Amado, M. (2022). Estratégias para uma educação online acessível na plataforma Moodle. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 5(1), 29–37. https://doi.org/10.34630/pel.v5i1.4508