DO MISTÉRIO À MAESTRIA: APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS BASEADA EM PROJETOS E OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO 5.0 NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6403Palavras-chave:
Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos, Educação 5.0, Inglês como Língua Estrangeira, Pedagogia digital, Agência do alunoResumo
Este artigo apresenta uma iniciativa pedagógica que integra a Aprendizagem de Línguas Baseada em Projetos com os princípios da Educação 5.0 em duas turmas C1.1 de Inglês como Língua Estrangeira no ensino superior. Os alunos desenvolveram, de forma colaborativa, diferentes personagens para um caso de investigação que resultou em pequenos vídeos apresentados numa galeria virtual de 360º. Com base em dados quantitativos e qualitativos, o estudo destaca os resultados obtidos na proficiência linguística, na literacia digital e nas competências transversais, como o trabalho em equipa e a resolução de problemas. O feedback dos pares e as observações dos professores indicaram elevados níveis de envolvimento, criatividade e colaboração narrativa. Embora as melhorias na fluência e nas competências digitais tenham sido evidentes, os ganhos em termos de rigor linguístico e utilização avançada da língua foram mais limitados. O artigo conclui com diretrizes práticas para os docentes que pretendem implementar tarefas PBLL inclusivas e melhoradas pela tecnologia, que promovam a agência do aluno e se alinhem com o espírito pedagógico da Educação 5.0.
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