ENABLING LEARNING ENVIRONMENTS. PERSPECTIVAS DE UM CURSO DE DESIGN ORIENTADO PARA A INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6368Palavras-chave:
ambientes de aprendizagem facilitadores, educar para a inovação, inovação no ensino superior, aprendizagem baseada em design, estudo de caso qualitativoResumo
Com base nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas, este estudo de caso examina os Ambientes de Aprendizagem Possibilitadores (AEA) como facilitadores da inovação educativa através da observação etnográfica de um curso de pós-graduação em inovação baseada em equipas. Ao longo de três meses, a investigação explorou o que impulsiona a inovação na educação, como os ELEs são sustentados e como podem ser intencionalmente concebidos. O estudo identificou factores críticos de sucesso neste contexto educativo utilizando a observação direta, entrevistas aos participantes e análise de documentos do curso, aplicando a codificação temática para identificar padrões emergentes. Os resultados revelam que a aprendizagem eficaz da inovação depende de três elementos: desenvolvimento da mentalidade do aluno, apoio emocional e qualidade da interação humana. O caso demonstra que as EI entram em colapso quando a estrutura do curso restringe a autonomia e prosperam quando a aprendizagem ocorre em ambientes que equilibram a segurança com a diversidade. Este estudo contribui para a prática educativa, oferecendo conhecimentos transferíveis, tais como técnicas de facilitação, mecanismos de feedback e quadros de colaboração para a conceção de ambientes de aprendizagem centrados na promoção das capacidades de inovação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

