OS EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA EM MANUAIS DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4996Palavras-chave:
ensino, gramática, manuais, exercícios de gramática, verbos de comandoResumo
O presente artigo tem como objetivo dar a conhecer uma primeira abordagem à análise dos tipos de exercícios de gramática presentes num projeto de Espanhol Língua Estrangeira, composto por dois manuais do Ensino Secundário – um de 10.o ano e um de 11.o ano – utilizado nas instituições de ensino de Portugal.
Partimos de uma proposta de classificação (Silva & Silva, 2011, p. 1356), que, posteriormente, adaptámos, de tipos de exercícios para verificar quais eram os mais frequentes. Em simultâneo, fizemos, igualmente, o levantamento dos verbos de comando de cada exercício para percebermos se existia alguma relação entre esses verbos e os tipos de exercícios.
Verificámos que existem vários tipos de exercícios de gramática, mas que há uma frequência superior de exercícios de Transformação, de Completamento e de Associação. Em relação aos verbos de comando, concluímos que existem bastantes a ser usados, mas, à semelhança dos exercícios, existe a prevalência de um: “completar”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.