APRENDER ATIVAMENTE A PROMOVER O BEM-ESTAR PSICOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6349Palavras-chave:
Estudantes de Psicologia, Bem-estar Psicológico, Intervenção em grupo, abordagem de aprendizagem ativa, Aprendizagem experiencialResumo
A consciencialização do papel que a Psicologia Positiva pode desempenhar nos indivíduos e grupos exige que os estudantes de psicologia desenvolvam competências para promover aspetos como o bem-estar. Objetivo: Partilhar uma experiência educativa realizada com estudantes do primeiro ano de mestrado, no âmbito de uma unidade curricular opcional (Psicologia da Saúde e do Lazer), onde foram vivenciadas estratégias de intervenção inovadoras, baseadas no lazer e promotoras da saúde. Integrada num projeto mais alargado, e após a avaliação online das necessidades psicológicas de uma amostra de adultos, os estudantes propuseram e implementaram (em role-play) parte de um programa de promoção do bem-estar psicológico em grupo. Os 7 estudantes envolvidos na avaliação contínua optaram por focar-se em Terapia Fotográfica, Croché, Banhos de Floresta, Terapia através do Cinema e Arte-Terapia, com o objetivo de promover a autoaceitação, as relações positivas com os outros e a autonomia. O feedback espontâneo dos participantes e dos “psicólogos” foi bastante positivo, em consonância com os resultados esperados da intervenção (avaliados através da versão portuguesa de 18 itens das Escalas de Bem-Estar Psicológico de Ryff, adaptada por Novo et al., 1997).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

