OFICINA DE LEITURA EM ESPANHOL: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DE LEITURA E DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Marta Saracho Arnáiz Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto & inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação https://orcid.org/0000-0002-4740-5107

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i1.5924

Palavras-chave:

hábitos de leitura, pensamento crítico, compreensão da leitura, literatura espanhola, literatura latino-americana

Resumo

O objetivo desta investigação é descrever a implementação e desenvolvimento do Taller de lectura em espanhol, um clube de leitura, na Biblioteca da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE IPP), com o objetivo fundamental de apoiar hábitos de leitura em estudantes do ensino superior, estimular o pensamento crítico e promover o diálogo intercultural. A atividade encontra-se em funcionamento há dois anos completos, 2022-23 e 2023-24, sendo realizada em módulos correspondentes a cada semestre. A abordagem metodológica é maioritariamente qualitativa com recurso à observação e análise dos debates gerados entre os leitores e das declarações dos participantes sobre a sua experiência enquanto leitores. Quanto à atividade em si, foi desenvolvida em sessões quinzenais ao longo de cada semestre em torno da leitura de uma obra narrativa de literatura espanhola ou latino-americana. Os resultados, ainda incipientes, são promissores e apontam para a oportunidade de oferecer aos estudantes do ensino superior aprofundarem a sua leitura, promovendo bons hábitos de leitura, a leitura por prazer, a reflexão sobre o lido, a troca de ideias e o diálogo intercultural. O Taller de lectura en español foi desenhada, dirigida e orientada pela autora desta investigação.

Downloads

Publicado

14-11-2024

Como Citar

Saracho Arnáiz, M. (2024). OFICINA DE LEITURA EM ESPANHOL: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DE LEITURA E DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO SUPERIOR. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(1), 81–90. https://doi.org/10.34630/pel.v7i1.5924