UMA NOVA METODOLOGIA DIDÁCTICO-PEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: A NARRAÇÃO DIGITAL MULTISSENSORIAL DE HISTÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5399Palavras-chave:
Infância, aprendizagem, narração de histórias, tecnologia, emoçãoResumo
O processo de aprendizagem pode beneficiar do apoio de componentes digitais e multissensoriais. A literatura demonstra como a narração de histórias digitais constitui um modelo educativo e didático adequado para apoiar o envolvimento e a aprendizagem ativa (O'Byrne et al., 2018). A integração de estímulos multissensoriais em contextos de aprendizagem influencia o reforço da informação na memória (Matos et al., 2015). Com base na evidência científica, esta investigação experimental quantitativa compara a narração de histórias tradicional, proposta a um grupo de controlo, com a narração de histórias digital multissensorial, proposta a um grupo experimental. A amostra é composta por crianças entre os 3 e os 4 anos de idade. Este estudo representa a progressão de uma investigação anterior realizada com crianças de 5 anos de idade (Chierichetti & Tombolini, 2023). O objetivo é investigar, com o software digital EMOJ, as emoções provocadas nas crianças pelo reconto oral da história e avaliar, com um protocolo de gravação, o nível de aquisição de informação, em ambos os grupos. Os resultados mostram que a narração digital multissensorial está ligada a uma maior capacidade de recordar a história oralmente e à implicação de maiores emoções na fase de recontagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.