DIDÁTICA AUMENTADA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA AVALIAR A REALIDADE AUMENTADA NA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5385Palavras-chave:
undergratuate, smartphone, qrcode, pedagogy, engineering.Resumo
A realidade aumentada (AR) é uma tecnologia inovadora através da qual elementos virtuais, criados com a ajuda de computadores ou outros dispositivos, são inseridos num ambiente real, através de um processo de sobreposição de informações que permite aos utilizadores interagir em tempo real com o contexto. objetos de informação virtual sensível (Di Martino,2019). A RA na didática ajuda os alunos a compreender o material e os conteúdos que estão sendo estudados, facilitando seu aprendizado (Yildirn, 2018). A RA ajuda os alunos a envolverem-se em contextos de aprendizagem que se tornam autênticas explorações do mundo real, facilitando a observação de eventos que não podem ser facilmente observados a olho nu (Wu et al., 2013). Esta pesquisa experimental quantitativa utiliza tanto códigos QR convencionais para apoio ao ensino universitário quanto o uso inovador de marcadores ArUco que permite ao aluno visualizar diretamente em seus dispositivos diferentes modelos manipuláveis, cujo objetivo é facilitar a inspeção do que está representado. Especificamente, investigamos o uso da RA como facilitador para a compreensão de conceitos concretos e assuntos inerentemente difíceis de aprender pertencentes a faculdades de humanidades e tecnologia. A mais-valia da investigação é a acessibilidade do facilitador que se propõe com a utilização de um smartphone comum. Para uma estimativa quantitativa da eficácia do método proposto, serão avaliados um grupo controle submetido ao ensino frontal e um grupo experimental submetido ao ensino AR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.