AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O USO DO MOOC COMO ESPAÇO DIGITAL DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i1.4907Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, educação ambiental, espaço digital de aprendizagem, formação de professoresResumo
Quando buscamos dialogar sobre avaliação no contexto escolar, devemos compreender a importância do uso de instrumentos que sejam diagnósticos e guiados pela equidade, permitindo assim, oportunizar uma aprendizagem que faça sentido ao aluno, uma vez que não há “verdade”, mas verdades que se revelam e são validadas conforme a relação epistemológica, metodológica e ao atual momento histórico. O ato de avaliar não pode torna-se excludente, autoritário ou antidemocrático, por isso, a necessidade de evitarmos pautá-lo apenas como um sistema classificatório e seletivo, muitas vezes centrado apenas no educador e no sistema de ensino, e não priorizando quem aprende. Portanto, a presente pesquisa visa a oferta de um espaço digital de aprendizagem, por meio de um curso on-line em formato massivo e aberto, popularmente conhecido com MOOC, possibilitando assim, ampliar a abrangência da oferta, mas otimizando questões orçamentárias e de temporalidade. O curso aborda os conceitos de avaliação da aprendizagem, seus métodos e o uso das tecnologias digitais, em uma perspectiva formativa no contexto da Educação Ambiental, buscando a integração do fazer tradicional aliado à inserção de novos ambientes/conhecimentos por meio de uma intencionalidade emancipatória. A pesquisa está vinculada ao Programa Rio Doce Escolar que pretende realizar a formação em nível de pós-graduação de educadores (professores, gestores e representantes comunitários) atuantes nas escolas públicas da educação básica.
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