APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO

RELATO DE UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM COM RECURSO AO GRAFFITI COOPERATIVO

Autores

  • Maria Magalhães University of Trás-os-Montes e Alto Douro / CIIE - Center for Educational Research and Intervention of the University of Porto https://orcid.org/0009-0009-4689-5464
  • Helena Silva University of Trás-os-Montes and Alto Douro / CIIE - Center for Educational Research and Intervention of the University of Porto https://orcid.org/0000-0003-2855-9634
  • José Lopes University of Trás-os-Montes and Alto Douro / CIIE - Center for Educational Research and Intervention of the University of Porto https://orcid.org/0000-0002-6845-8371

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5847

Palavras-chave:

aprendizagem cooperativa, método graffiti cooperativo, pensamento crítico e criativo

Resumo

Esta comunicação insere-se no âmbito de um projeto de doutoramento que tem como principal objetivo compreender os efeitos da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo em alunos das áreas das STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), com o intuito de fornecer evidências que apoiem abordagens pedagógicas alinhadas com o Perfil de Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Propõe-se relatar uma das atividades cooperativas implementadas no âmbito deste projeto.

A atividade envolveu 70 alunos de três turmas de uma escola secundária do norte de Portugal e foi implementada com recurso ao método Graffiti Cooperativo.

Os alunos trabalharam na sala de aula em pequenos grupos cooperativos para elaborar e explorar uma questão-problema, dentro do currículo das disciplinas STEAM. Realizaram pesquisas detalhadas, organizaram as suas ideias através de mapas mentais e apresentaram os seus trabalhos de forma inovadora, utilizando diferentes ferramentas digitais e de IA.

Os resultados obtidos, ainda que provisórios, parecem indicar que a metodologia utilizada não só estimulou o envolvimento e a cooperação, mas também desenvolveu capacidades e disposições dos alunos pensarem de forma crítica e criativa sobre problemas da vida real.

Downloads

Publicado

04-07-2024

Como Citar

Magalhães, M., Silva, H., & Lopes, J. (2024). APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO: RELATO DE UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM COM RECURSO AO GRAFFITI COOPERATIVO. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 7(2), 129–143. https://doi.org/10.34630/pel.v7i2.5847

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.