BIO-MAPS: INOVAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5381Palavras-chave:
Bio-Maps, enfoque multidisciplinario, innovación en enseñanza-aprendizaje, aprendizaje de la literatura, competencia digitalResumo
Este artigo descreve uma experiência de ensino-aprendizagem que resulta da transferência do projeto Bio-Maps Map Library of European Authors (2020-2023) para melhorar a aprendizagem da literatura no ensino superior. O projeto Bio-Maps assenta na interdisciplinaridade entre literatura, história e geografia, recorrendo também a tecnologias de storytelling e geoinformação. Aproveitando o know-how do projeto e da sua metodologia e acrescentando também os princípios da aprendizagem experiencial, propomos que os nossos alunos do ensino superior da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESE-IPP, Portugal), realizem um trabalho criativo que resulte em produto digital na disciplina de Literatura Espanhola do Século XX da licenciatura Línguas e Culturas Estrangeiras. Os alunos, em duplas, criaram uma biografia mapeada de escritores espanhóis na plataforma Arc-Gis. Os objetivos desta experiência são demonstrar que a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com abordagem multidisciplinar, que inclui geolocalização na nuvem, e através de tecnologia digital inovadora, pode melhorar a aprendizagem da literatura. A aplicação Arc-GIS Story-Maps aplicada ao ensino-aprendizagem da literatura espanhola é motivadora para os alunos, ativa a sua criatividade, conduz-os a um produto digital da sua autoria e capacita-os.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Autor(es)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.