A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ADICIONAIS DE SUPORTE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Mário Silva Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6386

Palavras-chave:

inclusão, transformação social, necessidades adicionais de suporte, participação, políticas públicas

Resumo

A inclusão de pessoas com Necessidades Adicionais de Suporte (NAS) constitui um pilar fundamental para a construção de sociedades mais justas, equitativas e participativas. Para além do seu reconhecimento no domínio educativo, a inclusão deve ser compreendida como um processo social alargado e transformador, que atravessa múltiplos setores e exige o envolvimento ativo de diversos agentes. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a inclusão enquanto motor de transformação social, analisando o papel de profissionais educativos, técnicos especializados, agentes comunitários e políticas públicas na promoção da participação plena e do empoderamento destas pessoas. Apresentam-se exemplos concretos de iniciativas desenvolvidas em Portugal e no contexto europeu, ilustrando estratégias de articulação intersetorial e interprofissional, bem como os desafios e oportunidades que estas encaram. Sustenta-se que a inclusão eficaz requer um compromisso ético, político e profissional robusto, capaz de transformar estruturas, promover a autodeterminação e reposicionar as pessoas com necessidades adicionais de suporte como protagonistas da mudança social.

Palavras-chave: inclusão, transformação social, necessidades adicionais de suporte, participação, políticas públicas.

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Silva, M. (2025). A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ADICIONAIS DE SUPORTE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(2), 110–114. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6386

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