APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AUTORREGULAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Sandra Ricardo Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Luana Resende Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro https://orcid.org/0009-0005-7320-7859

DOI:

https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6385

Palavras-chave:

aprendizagem cooperativaa, autorregulação da aprendizagem, ensino da matemática, 2.ºciclo do ensino básico

Resumo

Este estudo investiga o impacto da metodologia de aprendizagem cooperativa no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em alunos do 2.º ciclo do ensino básico, na disciplina de Matemática. Pretende-se analisar de que forma a metodologia da aprendizagem cooperativa pode potenciar o desenvolvimento de capacidades transversais, com destaque para a autorregulação, a autonomia e o pensamento crítico, elementos fundamentais para o sucesso académico e pessoal dos alunos. Adotou-se um desenho de investigação quasi-experimental, comparando duas turmas do 6.º ano do Ensino Básico: uma turma experimental, onde foi implementada a aprendizagem cooperativa, e uma turma de controlo, que seguiu uma abordagem tradicional. Os alunos da turma experimental demonstraram uma evolução significativa na sua capacidade de autorregulação da aprendizagem, evidenciada pelo uso mais frequente de estratégias metacognitivas, bem como pela melhoria na gestão do tempo e na organização do estudo. Além disso, a interação cooperativa entre pares revelou-se determinante na promoção do envolvimento ativo e motivação dos alunos, consolidando um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. Os resultados evidenciam que a aprendizagem cooperativa fortalece o envolvimento dos alunos no seu percurso educativo e contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, tais como autonomia, pensamento crítico, criatividade e autorregulação.

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Publicado

16-07-2025

Como Citar

Ricardo, S., & Resende, L. (2025). APRENDIZAGEM COOPERATIVA E AUTORREGULAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 8(3), 120–127. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6385

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