APRENDER GENÉTICA: UMA ABORDAGEM INTERATIVA ENTRE ENSINO SUPERIOR E 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6383Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Pedagogia Interativa, Genética, Hereditariedade, DNAResumo
Integrada na unidade curricular Educação Clínica II da E2S|Porto, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica sobre a hereditariedade, dirigida a estudantes do 1.º ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de promover a aprendizagem ativa de conceitos fundamentais da genética clássica. Iniciando com o mote “Porque somos parecidos com os nossos pais?”, adotou-se uma abordagem lúdico-pedagógica, com momentos expositivos intercalados com atividades lúdicas adaptadas à faixa etária. As atividades incluíram a identificação de características fenotípicas familiares, a simulação de cruzamentos genéticos com coelhos em cartão e modelos de ervilhas e a construção de um cariótipo com pauzinhos de gelado. Estas abordagens permitiram explorar conceitos chave de hereditariedade e biologia celular. Para avaliar a eficácia da apresentação foram realizados questionários no início e no final da mesma, tendo-se verificado um aumento significativo de respostas corretas após a apresentação, evidenciando a eficácia do método de exposição. A combinação entre teoria e as atividades práticas revelou ser uma ferramenta eficaz para a aprendizagem em ciência, despertando o interesse precoce dos estudantes pela genética. Este modelo demonstra o potencial das estratégias de pedagogia-interativa na educação básica, promovendo a compreensão e o desenvolvimento do pensamento científico desde os primeiros anos escolares.
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