PONTES ENTRE ENSINO SUPERIOR E ENSINO BÁSICO: APRENDIZAGEM (INTER)ATIVA SOBRE HIGIENE DAS MÃOS
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6382Palavras-chave:
pedagogia interativa, competências transversais, comunicação em saúde, higienização das mãos, saúde individual e coletivaResumo
No âmbito da formação dos estudantes da licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais (da E2S, P. Porto), enquanto futuros profissionais de saúde, é fundamental promover experiências pedagógicas que coligem o conhecimento técnico-científico à capacidade de comunicação.
A atividade “Pontes entre Ensino Superior e Ensino Básico: Aprendizagem (Inter)Ativa sobre Higiene das Mãos” concebida e dinamizada por estudantes do ensino superior (ES) para crianças do Ensino Básico, constituiu uma estratégia de intervenção comunitária orientada para a promoção da literacia em saúde. De forma lúdica, interativa e adaptada à faixa etária, foi possível sensibilizar as crianças para a importância da correta higiene das mãos, contribuindo para a prevenção de infeções.
Simultaneamente, esta iniciativa configurou uma oportunidade formativa para os estudantes do ES, pelo desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente comunicação em saúde, pensamento crítico e capacidade de adaptação. Pretende-se descrever esta prática pedagógica e refletir sobre as competências identificadas como fundamentais pelos estudantes na conceção de estratégias educativas com impacto na saúde individual e coletiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

