DA TEORIA À PRÁTICA: ENTREVISTA A FISIOTERAPEUTAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APLICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6351Palavras-chave:
Pedagogia, Fisioterapia, Satisfação, Metodologias de ensino, ComunicaçãoResumo
O trabalho colaborativo, enquanto abordagem pedagógica, permite desenvolver tarefas em equipa capacitando os estudantes a enfrentar desafios complexos. Permite cooperação, comunicação, desenvolver competências sociais e aprendizagem entre pares, sob a forma de projetos e/ou debates em pequenos grupos, resolução de problemas e atividades práticas. Foi objetivo deste estudo avaliar a satisfação dos estudantes quanto à implementação de uma prática pedagógica, a entrevista, na qual, de modo semi-estruturada, deveriam aplicar e integrar os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Introdução à Profissão, lecionada no 1º ano do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico da Saúde do Norte. Dos 203 estudantes inscritos na Unidade Curricular, 135 constituíram a amostra em estudo. Quanto à satisfação relativamente à entrevista, 95% (n=128) dos estudantes, auto-reportaram que se encontravam muito satisfeitos ou satisfeitos com esta prática pedagógica. Tais dados parecem indicar que os estudantes auto-percecionaram que a entrevista se apresentou como uma dinâmica de aprendizagem inovadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Autor(es)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.

